REDE FOCOX CLUB
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

REDE FOCOX CLUBEntrar

O futuro está nas suas mãos!


Mudanças do Climáticas

power_settings_newInicie sessão para responder

22042022
Mudanças do Climáticas

Comunicação Ambiental, Mudanças Climáticas  1f30e
O termo mudança do clima, mudança climática ou alteração climática refere-se à variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo, afectando o equilíbrio de sistemas e ecossistemas já estabelecidos por muito tempo.
Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenómenos climáticos em relação às médias históricas. Tais variações podem alterar as características climáticas de uma maneira a alterar sua classificação didáctica. Os tipos de classificação para as regiões climáticas são: Classificação do clima de Köppen, Classificação do clima de Thornthwaite e Classificação do clima de Martonne.

Podem estar em causa mudanças no estado médio da atmosfera em escalas de tempo que vão de décadas até milhões de anos. Estas alterações podem ser causadas por processos internos ao sistema Terra-atmosfera, por forças externas (como, por exemplo, variações na actividade solar) ou, mais recentemente, pelo resultado da actividade humana.
O tema vem ganhando cada vez mais espaço na mídia, na educação, na política, na indústria, e na academia. Portanto, sabendo-se que mudanças climáticas podem ser um efeito de processos naturais ou decorrentes da acção humana, deve-se ter em mente que tipo de mudança climática se está referindo.

Comunicação Ambiental


O famoso naturalista britânico David Attenborough falou em seu último documentário, que salvar o mundo agora é uma questão de comunicação. Apesar do consenso científico acerca de mudanças climáticas, o assunto ainda é tratado como uma questão polémica ou de opinião.

Isso acontece primeiramente pela incerteza que está atrelada aos impactos imediatos directos do aquecimento global na maioria das regiões. A raiz destes desafios está justamente na tradução do conteúdo académico, que é pouco acessível, para termos leigos.
Seja no jornalismo ambiental, na divulgação científica, ou na criação de campanhas de conscientização sobre o estado do meio-ambiente, o objectivo de um comunicador ambiental é não só chamar a atenção de sua audiência para estes problemas, mas também de convence-la a mudar seu estilo de vida para um mais sustentável.

O comunicador científico exerce, então, uma função de extrema importância: a ponte entre a ciência e o público. Ele se torna responsável por disseminar a informação de uma maneira clara, concisa, acessível e interessante ao leitor. Todavia, o processo de criação desta mensagem é complexo, e ainda não existe um modelo específico que tenha sido comprovado mais eficaz.

Diversos estudos conduzidos na área, no entanto, concluem que o criador de conteúdo ambiental deve: 1) estabelecer algo em comum com a audiência; 2) usar linguagem simples e concreta; 3) ser inclusivo e pensar em todos os membros da comunidade; 4) fornecer os dados por meio de uma história ou metáfora; 5) não conectar mudança climática à política – afinal, mudança climática é fato, não opinião. [/left]

Oque acha dessas mudanças Climáticas?

Marta gosta desta mensagem

Comentários

Nenhum comentário
power_settings_newInicie sessão para responder
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos